Eduardo Santos é Engenheiro de Gravação e Produtor Musical.
Formado em eletrônica, iniciou sua carreira num dos mais prestigiados estúdios de gravação brasileiros – os Estúdios Vice Versa – como assistente de gravação. Em pouco tempo, tornou-se engenheiro e depois gerente do estúdio.
Além de sua atuação nas diversas áreas do áudio, cria e faz projetos especiais onde o som e tecnologia, são pontos centrais. Faz consultorias e projetos para estúdios sempre procurando encontrar a melhor solução para as dificuldades encontradas.
Seus anos de experiência lhe renderam vários prêmios e, em 2009, recebeu o 51st Grammy Americano na categoria Best Contemporary Jazz Album com o Trompetista Americano Randy Brecker, sendo um dos poucos profissionais Brasileiros agraciados com esse prêmio. O mais importante foi o fato deste projeto ter sido inteiramente desenvolvido nos estúdios Banda Sonora, de sua propriedade em sociedade com Ruriá Duprat.
Além de sua atuação nas diversas áreas do áudio, cria e faz projetos especiais onde o som e tecnologia, são pontos centrais. Faz consultorias e projetos para estúdios sempre procurando encontrar a melhor solução para as dificuldades encontradas.
Seus anos de experiência lhe renderam vários prêmios e em 2009, recebeu o 51st Grammy Americano, na categoria Contemporary Jazz com o Trompetista Americano Randy Brecker, sendo um dos poucos profissionais brasileiros agraciados com esse prêmio. O mais importante foi o fato deste projeto ter sido inteiramente desenvolvido nos estúdios Banda Sonora, de sua propriedade em sociedade com Ruriá Duprat, desde a escolha do artista, repertório, arregimentação, arranjos, gravação , até a mixagem e masterização.
Em estúdio, gravou e mixou trabalhos para, Sepultura (Morbid Visions), Raul Seixas & Marcelo Nova (A Panela do Diabo), Jota Quest , Belchior (Retrato Falado Duplo), Benjor (Jorge Benjor & King Sane Ade & Band), Arrigo Barnabé (Suspeito), Inocentes (Inocentes), Os Mulheres Negras (Mulheres Negras) , Não São Paulo I, II (Various), 365 (Em São Paulo), Aquira S e As Garotas que Erraram, Patife Band (Patife Band), Marco Bosco (Metalmadeira, Hánerea, Tokyo Diary) , Música do Brasil Colonial-André da Silva Gomes (1752-1844), Brasilessência Grupo Coral & Orquestra, Cristina Azuma (São Jorge), Nouvelle Cuisine, (Slow Food, Nouvelle Cuisine), Que Fim levou o Robin, Jane Duboc (Partituras ), Sá & Guarabyra (Estrela Natureza ), Super Colosso O Filme (Varios), O Grilo Feliz (Filme), Paixão Perdida (Filme), Banda Mantiqueira (Mantiqueira), Sound Escape (Maybe September) , Pelé (Ginga), Assíria Nascimento , entre outros.
Gravação com Artistas Internacionais
Randy Brecker, Michael Brecker, Ron Carter, Dannis Chambers, Mike Stern, Nina Simone, Courtney Pine, Paul Horn, entre outros. A grande maioria destes trabalhos foi executada para grandes gravadoras internacionais como WEA, BMG-Ariola, CBS, Sony Music, Emi-Odeon, entre outras.
Em paralelo, ao longo de sua carreira, Eduardo foi ampliando sua áreas de atuação, gravando inúmeros shows ao vivo, como:
Pena Branca e Xavantinho & Renato Teixeira(Ao vivo em Tatuí ), Itamar Assumpção, Musica Ligeira (Musica Ligeira), Show Vexame (BandaVexame), 4 Festivais de Musica Regionais em Avaré, Projeto Música em São Paulo (Arrigo Barnabé, Guilherme Arantes, Rosa Maria, André Cristovam, Ná Ozetti e Outros), Grupo Rumo (Rumo ao Vivo), Prelúdios de Claude Debussy para Orquestra de Rogério Duprat entre outros.
Também realizou Gravações e Mixagens para Transmissão ao vivo em TV e pós mixadas para artistas nacionais:
Titãs no Olympia (Titãs), Jorge Benjor, Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso, Skank,Cidade Negra, além de artistas internacionais como: Sepultura (Arise Live), The Real Thing in Brasil (Faith No More), I Coke Reggae Festival (The Waillers, Ziggy Marley, Black Ururu, Andrew Tosh, Yello, ASWAD, SunSplash Festival (Olodum, Maxxie Priest).
Também realizou uma série de Turnês como Engenheiro de PA e Chefe de Equipe. Milton Nascimento & Orchestra, Raul Seixas, Sá & Guarabyra, Belchior, Almir Sater, Guilherme Arantes, Leila Pinheiro (Solo & Orquestra), Fábio Jr., Zizi Possi (Per Amore), Arrigo Barnabé, (Suspeito), Inocentes, Roberta Miranda, Grupo D’Alma, Acarú, Nouvelle Cuisine, Margareth Menezes, Virginia Rosa, Raul de Souza, Chris Montez, Festival de Aguas Claras (II, III, Reencontro), 1º Dance Music Festival (Snap, Mr. Be, Inner City), Akira S and Arto Lindsay, Ponte Entre Povos (Marlui Miranda), entre outros.
Eduardo também tem ampla experiência com TV e Cinema.
Produziu, gravou e mixou mais den 1000 fonogramas publicitários e realizou várias Gravações e Mixagens de Músicas para filmes em longa metragem como: O Beijo, Super Colosso – O Filme, Paixão Perdida, O Grilo Feliz I, O Grilo Feliz II, Corpos Celestes, Naquela Época e Hoje, O Duelo, entre outros.
Além de ter atuado como Diretor de Som, Pós Produção, Desenho de Som e Mixagem para Longa Metragens e séries de TV como: O Grilo Feliz II, O Astro, A Turma da Mónica Clássica, Turma da Mônica Jovem, Costanza & Marilu.
Gravação, Pós Produção e Desenho de Som e Mixagem para os Curtas e Documentários:
Borowvski, Olimpicus, Rádio Bixiga PRKDeia, Dejauner D’u Matin, Viver a Vida, Abrolhos, O 1º ano do Resto de Nossas Vidas, Sempre No Meu Coração, O Ateliê de Luzía, entre outros.