Ruriá Duprat é maestro, arranjador, produtor, compositor e pianista.
Estudou no Berklee College of Music ao ser contemplado com uma bolsa de estudos integral pelo renomado maestro e produtor americano Quincy Jones.
É autor e produtor musical da música de 18 Longa Metragens, 23 curta metragens e mais de 1000 fonogramas publicitários, além de vários trabalhos para CDs e DVDs. Já trabalhou com alguns dos maiores artistas nacionais e internacionais, e teve suas composições e arranjos executados por inúmeras orquestras no Brasil e no exterior.
Além de reger e conceber arranjos para o CD “Acústico MTV” de Lenine, álbum vencedor do Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum Pop e reger o DVD “Live in Rio” de Diana Krall, seu trabalho como Diretor Artístico, Produtor e Arranjador com o trompetista Randy Brecker, lhe rendeu um Grammy Americano na categoria Best Contemporary Jazz Album em 2009.
Seus últimos trabalhos, incluem a produção do álbum L.I.K.E de Ron Carter, uma lenda viva do Jazz, e os arranjos para a tourne 2017 do tenor Plácido Domingo.
Estudou no Berklee College of Music ao ser contemplado com uma bolsa de estudos integral pelo renomado maestro e produtor americano Quincy Jones.
É autor e produtor musical da música de 18 Longa Metragens, 23 curta metragens e mais de 1000 fonogramas publicitários. Desde 1996 atua como pianista em festivais da Jazz na Europa, Ásia e Estados Unidos.
Já trabalhou com artistas nacionais como Lenine, Gilberto Gil, Tom Zé, Arnaldo Antunes, Seu Jorge, Ed Motta, Toquinho, Adriana Calcanhotto, Chico Cezar, Lulu Santos, Carlinhos Brown, Marlui Miranda, Toninho Horta, Jane Duboc, Flávio Venturini, Sá Rodrix & Guarabyra, Belchior, Moraes Moreira, Badi Assad, Joyce, Duofel, entre outros.
Escreveu arranjos para diversas orquestras nacionais e internacionais. No Brasil, orquestrou para a OSESP, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra CSN e Orquestra Petrobrás, entre outras.
Também já trabalhou com várias orquestras no exterior, entre elas a Orquestra Filarmônica de Tóquio, Orquestra de Brandemburgo e Orquestre Nacional Paix de la Loire para quem escreveu concertos interpretados pela soprano francesa Patrícia Petibon. Com a orquestra francesa I’lê de France, escreveu um concerto interpretado por Lenine e um côro de 1.400 vozes no teatro Zenith em Paris. Também atuou como arranjador, regente e pianista no DVD e CD, Acústico MTV de Lenine. Este álbum foi ganhador do Grammy Latino de Melhor Album Pop de 2007.
Em novembro de 2008, atuou como diretor artístico e regente nos concertos gravados para o DVD internacional de Diana Krall com orquestra, ”Live in Rio” lançado em junho de 2009. Além de ter trabalhado com artistas internacionais como Stanley Jordan, Jane Monheit, Angelique Kidjo e Ray Lema, Duprat atuou como produtor, arranjador, pianista e diretor artístico no CD “Randy in Brasil” de Randy Brecker, inteiramente gravado, mixado e masterizado nos estúdios Banda Sonora de sua propriedade, em São Paulo. O CD foi lançado nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Com este CD, Ruriá foi o vencedor do prêmio Grammy Americano na categoria Best Contemporary Jazz Album de 2008, entregue na cerimônia de fevereiro de 2009 em Los Angeles.
Em agosto de 2012 arranjou e produziu um CD do prestigiado baixista americano, Ron Carter e seu quarteto. Em 2015, foi curador e presidente da banca do Samsung e-festival Canção e Instrumental e neste mesmo ano, recebeu 2 leões no Festival Internacional de Cannes. Um de bronze, com a marca IBM, e um de ouro, com Coca-Cola e Dolby.
Desde 2016 tem sido curador do Samsung e-festival Canção e Instrumental, com mais de 1200 participantes por ano.
Em 2016 atuou como Coordenador artístico para o Tour do Tenor Andrea Bocceli no Brasil.
Em 2016 e 2017, foi ganhador de 5 leões no Festival Internacional de Cannes, com trabalhos para Coca-Cola e IBM
Em 2017, Concebeu arranjos para a tourne Internacinal do tenor Plácido Domingo